sejam bem vindos

scrscr

cartão de visita

cartão de visita

CONTATOS PRESB. CHARLES RODRIGUES

foxyform

ANUNCIO

Postagens populares

PRESB. CHARLES E DIAC. BETE

PRESB. CHARLES E DIAC. BETE

CHARLES E A BÍBLIA

CHARLES E A BÍBLIA

pregando na cruzada

pregando na cruzada

PRESB. CHARLES, GILIANDERSON.WAGNER

PRESB. CHARLES, GILIANDERSON.WAGNER

PRESB. CHARLES PREGANDO

PRESB. CHARLES PREGANDO

eu bete rebeca

eu bete rebeca

CAHRLES

CAHRLES

QUANDO DEUS FALA TA FALADO

QUANDO DEUS FALA TA FALADO

charles de oculos

charles de oculos

PREGADOR CHARLES

PREGADOR CHARLES

PRESBÍTERO CHARLES RODRIGUES

PREGANDO COM AUTORIDADE

PREGANDO COM AUTORIDADE

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ESTUDO SOBRE O SERMÃO EXPOSITIVO



A definição de qualquer coisa é meio difícil, porque as vezes no afã de clarear a idéia a tornamos mais obscura. Por isto tenho deixado àqueles que já tiveram seus nomes nas galerias de escritores famosos darem as  definições e o mesmo faço  para o  SERMÃO EXPOSITIVO.

O escritor, Dr Haddon W. Robinson define a pregação expositiva em seu livro A pregação bíblica. p, 15 nestas palavras: “ A pregação expositiva é a comunicação de um conceito bíblico, derivado de, e transmitido através de um estudo histórico, gramatical e literário de uma passagem no seu contexto, que o Espírito Santo primeiramente aplica à personalidade e experiência do pregador, e depois, através dele, aos seus ouvintes.”(grifo nosso). Conforme o próprio autor definiu ele ainda diz que a “passagem governa o sermão” e nas palavras do R.H. Montgomery, citado por Haddon.W. Robison, enfatiza que “o pregador empreende a apresentação de livros específicos( da bíblia) como alguns homens abordariam o último best seller. O pregador procura levar ao seu povo a mensagem de unidades especificas da Palavra de Deus.”
Afim de enriquecermos nosso conhecimento e melhorar nosso entendimento vejamos ainda outras definições sobre este tipo de sermão[expositivo].O pastor, escritor e também conferencista Walter Bastos transmite seus conceitos sobre este tema: “É conhecido como sermão expositivo aquele cuja dissertação concentra-se em abordar uma  passagem. Ele não se prende ao tema, nem estaciona-se em parte alguma do texto, mas limita-se em analisar um determinado trecho das escrituras de modo a extrair dele seu ensino central  [...] No sermão expositivo aplica-se os princípios da exegese (grifo nosso) bíblica, entre eles: descobrir o pensamento do autor,  amplificar palavras, frases e construções gramaticais, lançando mão da analise  dos textos no original hebraico e grego, considerar pormenores etc.” [101 Sermões para todas as horas-p.221]
Já Anísio Batista Dantas em seu livro “Como preparar Sermões”-p.45.define desta maneira o sermão expositivo :“O principal objetivo desse tipo de sermão é a exposição do texto sagrado. Sua estrutura se presta a uma disposição oratória diferente, especialmente do tipo temático, não chegando, no entanto, a constituir um tratado exegético, embora enveredando-se para tal. É excelente para aplicação das Sagradas Escrituras. O sermão expositivo é aquele que trata da explicação de uma unidade bíblica de quatro ou mais versículos, de um capítulo ou de todo um livro da Bíblia ou ainda de toda a Bíblia”.
James Braga autor do livro “Como Preparar Mensagens Bíblicas”-p,47. Aborda  e define o sermão expositivo como sendo “aquele em que uma porção mais ou menos extensa da Escritura  é interpretada em relação a um tema ou assunto.
A maior parte do material deste tipo de sermão provém diretamente da passagem, e o esboço consiste em uma série de idéias progressivas que giram em torno de uma idéia principal. [...]  O sermão expositivo, por outro lado, obriga o pregador a extrair todas as subdivisões, bem como as divisões principais, da mesma unidade Bíblica que pretende expor.[...] Em outras palavras, o corpo de pensamento provém diretamente do texto, e o sermão passa a ser, definitivamente, interpretativo.”
Agora já podemos sem medo, afirmar  que, o sermão expositivo é aquele em que o pregador retira todos os argumentos do próprio texto bíblico.
O sermão expositivo é na verdade uma exposição da palavra de Deus. Pode ser usado um livro, um capitulo, ou porções mais ou menos extensas das escrituras. Suas divisões têm que sair do próprio texto bíblico escolhido. Para exemplificar: Uma exposição sobre a vida do patriarca Jó. Deve-se, neste caso basear-se em todo o livro, do capítulo 1 ao 42. Na verdade não leremos todo o livro na hora da pregação, no entanto, para facilitar a construção do argumento faremos citações  de tópicos aqui e acolá. Os pontos mais relevantes para o sermão.

Exemplo de sermão expositivo sugerido por James Braga.

“ Como primeiro exemplo de um sermão expositivo usaremos Efésios 6:10-18. [...] Um exame por breve que seja, de Efésios 6:10-18, nos levará a concluir que Paulo  aqui trata da batalha espiritual do crente e procura apresentar as varias feições relacionadas a esse conflito, de modo que o filho de Deus possa tornar-se um guerreiro bem sucedido.[...] veremos que nos versículos 10 a 13 o apóstolo anima o crente a ser corajoso e firme [...] os versículos 14 a 17 lidam com as diferentes partes da armadura que o Senhor providenciou[...] o apóstolo acrescenta o versículo 18.aqui ele diz ao crente vestido com a armadura de Deus que também deve entregar-se à oração incessante no espírito e à intercessão constante por todos os santos.”

O corpo do sermão ficaria assim definido com suas divisões e subdivisões:

Título: “A Boa Luta da Fé”

Assunto: Aspectos relacionados com a guerra espiritual do crente.

I.          A Moral do Crente, vv. 10-14 a
1.         Deve ser elevada, v.10
2.         deve ser firme,vv.11-14 a.
II.        A armadura do crente,vv.14-17.
1.         Deve Ter caráter defensivo, vv.14-17a.
2.         Deve também Ter caráter ofensivo, v.17b.
III.       A vida de oração do crente, v.18.
1.         Deve ser persistente, v.18
2.         Deve ser intercessora,v.18b.

Modelo de sermão proposto por James Braga.

Então o que achou desse  tipo de sermão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRESB. CHARLES E CANTORA SHEILA E PRESB. FRANCISCO ( PAI) TE AMO

PRESB. CHARLES E CANTORA SHEILA E PRESB. FRANCISCO ( PAI) TE AMO

MINHA MÃE MISSIONARIA ZULENE, MICHELAND E SHEILA E MEU PAI

MINHA MÃE MISSIONARIA ZULENE, MICHELAND E SHEILA E MEU PAI

OBREIROS DO SENHOR

OBREIROS DO SENHOR

PASTOR ROMARIA PAI E CHARLES

PASTOR ROMARIA PAI E CHARLES

PAI E CHARLES

PAI E CHARLES

PRESB. FRANCISCO E OBREIROS

PRESB. FRANCISCO E OBREIROS

GUARAMIRANGA PENSANDO A VIDA

GUARAMIRANGA PENSANDO A VIDA

SÓ NA BENÇÃO

SÓ NA BENÇÃO

CONSAGRAÇÃO PRESB. CHARLES

CONSAGRAÇÃO PRESB. CHARLES

CONSAGRAÇÃO DIAC. BETE

CONSAGRAÇÃO DIAC. BETE

CHARLES COM O ANTIGO CARRO

CHARLES COM O ANTIGO CARRO

LUA DE MEL GUARAMIRANGA

LUA DE MEL GUARAMIRANGA

11

11

10

10

9

9

8

8

7

7

6

6

5

5

4

4

3

3

FOTO 2

FOTO 2

CHARLES 1

CHARLES 1

CHARLES E BRUNO

CHARLES E BRUNO

KASSIO PASTOR CHARLES

KASSIO PASTOR CHARLES

CHARLES E KASSIO

CHARLES E KASSIO

PASTOR E CHARLES

PASTOR E CHARLES